Por Érica Patricia Alves Tenório
inglês FAME - fatty acid methyl ester). A reação de transesterificação pode ser catalisada por ácido ou base.
A maior parte de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, do carvão e do gás natural. Essas fontes são limitadas e com previsão de esgotamento no futuro. Portanto, a busca por fontes alternativas de energia é muito importante. Nesse contexto os óleos vegetais aparecem como uma alternativa para substituição ao óleo diesel em motores de ignição por compreensão , sendo o seu uso testado em fins do século XIX, produzindo resultados satisfatórios no próprio motor diesel . Esta possibilidade de emprego de combustíveis de origem agrícola em motores do ciclo diesel é bastante atrativa tendo em vista o aspecto ambiental , por serem uma fonte renovável de energia e pelo fato do seu desenvolvimento permitir a redução da dependência de importação de petróleo.
Foi constatado que a aplicação direta dos óleos vegetais nos motores é limitada por algumas propriedades físicas dos mesmos, principalmente sua alta viscosidade, sua baixa volatilidade e seu caratér poliinsaturado , que implicam em alguns problemas nos motores, bem como em uma combustão incompleta. Assim, visando reduzir a alta viscosidade dos óleos vegetais, diferentes alternativas têm sido consideradas, tais como diluição, microemulsão com metanol ou etanol , craqueamento catalítico e reação de transesterificação com etanol ou metanol. Como combustível, o biodiesel possui algumas características que representam algumas vantagens sobre os combustíveis derivados do petróleo , tais como, virtualmente livre de enxofre e de compostos aromáticos ; alto número de cetano; teor médio de oxigênio; maior ponto de fulgor; menor emissão de partículas HC (hexacloroetano - com o ar se evapora), CO (monóxido de carbono) e CO² (dióxido de carbono); caratér não tóxico e biodegradável, além de ser proveniente de fontes renováveis .
A utilização de biodiesel como combustível vem apresentando um potencial promissor no mundo inteiro, sendo um mercado que cresce aceleradamente devido, em primeiro lugar, a sua enorme contribuição ao meio ambiente, como a redução qualitativa e quantitativa dos níveis de poluição ambiental, principalmente nos grandes centros urbanos. Em segundo lugar, como fonte estratégica de energia renovável em substituição ao óleo diesel e outros derivados do petróleo. Assim, países com França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Itália, Holanda, Finlândia, EUA, Japão e Suécia vêm investindo significativamente na produção e viabilização comercial do biodiesel, através de unidades de produção com diferentes capacidades e também se pode dizer que para o Brasil esta é uma tecnologia bastante adequada, devido a disponibilidade de óleo de soja e de álcool etílico derivado da cana de açúcar . No entanto, a comercialização do biodiesel ainda apresenta alguns gargalos tecnológicos, surgindo como obstáculos para sua comercialização o preço da matéria-prima e os custos operacionais . O Brasil consome cerca de 35 milhões de t/ano de óleo diesel, assim, com ampliação deste mercado a economia de petróleo importado seria expressivo, podendo inclusive minimizar o déficit de nossa balança de pagamentos . Além disso, no processo de transesterificação resulta como subproduto aglicerina, sendo seu aproveitamento outro aspecto importante na viabilização do processo de produção do biodiesel, fazendo com que ele se torne competitivo no mercado de combustíveis.
Além de todo o beneficio para o meio ambiente, que poderá ajudar o Brasil no acordo assinado pelo protocolo de Kyoto, irá auxiliar o país a ser menos dependente de petróleo, iremos economizar em média US$ 500 milhões em importações.
Portanto, o Biodiesel nada mais é que uma invensão humana magnífica, que se bem investido, gerará um futuro melhor para todo o ecossistema.
Disponível em:
RA Ferrari, VDS Oliveira, A Scabio - Quimíca Nova, 2005, Scielo Brasil;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel
http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm
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