Joseph John Thomson
Joseph John Thomson, também conhecido por J.J. Thomson (Manchester, 18de Dezembro de 1856 - Cambridge, 30 de agosto de 1940) foi um físico britânico que descobriu o elétron. Estudou engenharia no Owens College e se mudou para o Trinity College em Cambridge. De 1884 a 1919 foi Professor Cavendish de Física. Em 1890 casou com Rose Elisabeth Page, filha de Sir George Edward Paget. Ele teve um filho, George Paget Thomson e uma filha, Joan Paget Thomson. Seu filho se tornou notável físico, recebendo o Prêmio Nobel por descobrir propriedades ondulatórias nos elétrons. Em 1881 escreveu um artigo científico que foi o precursor da teoria de Einstein. Nele mostrava que massa e energia se equivalem.
O interesse precoce na estrutura atômica foi refletido em seu Tratado sobre o movimento dos anéis de vórtice que lhe rendeu o Prêmio Adams em 1884. Sua aplicação de dinâmicas para a Física e Química surgiu em 1886, e em 1892 ele teve suas notas sobre pesquisas recentes em eletricidade e magnetismo publicado.
O modelo de Thomson
As experiências deThomson podem ser consideradas o início do entendimento da estrutura atômica. Suas experiências com o tudo de raios catódicos (o mesmo usado em monitores e televisões antigamente), dentro dos quais, havia gases rarefeitos (em baixa pressão) permitiu concluir irrefutavelmente a existência dos elétrons. Os corpos são eletricamente neutros, com a descoberta dos elétrons de cargas negativa, concluiu-se pela existência dos prótons. Isso dava um modelo de átomo constituído por uma esfera maciça, de carga elétrica positiva, que continha elétrons nela dispersas, esse modelo ficou conhecido como PUDIM DE PASSAS.
Segundo Thomson, o número de elétrons que contem o átomo deve ser suficiente para anular a carga positiva da massa. Se um átomo perdesse um elétron, carregaria positivamente, pois teria uma carga positiva a mais em sua estrutura com relação ao número de elétrons, transformando-se em íons. A massa de elétrons é muito menor que a de átomos, desse jeito a massa do átomo seria praticamente igual à massa dos átomos sem carga, os neutros. Acreditava-se que os elétrons distribuíam-se uniformemente no átomo. Em outras oportunidades, postulava-se que no lugar de uma sopa de carga positiva seria uma nuvem de carga positiva.
O modelo tinha como hipótese a existência de configurações estáveis para os elétrons ao redor das quais estes oscilariam. Contudo, segundo a teoria eletromagnética clássica, não pode existir qualquer configuração estável num sistema de partículas carregadas se a única interação entre elas é de caráter eletromagnético.Além disso, como qualquer partícula com carga elétrica em movimento acelerado emite radiação eletromagnética, o modelo tinha como outra hipótese que os modos normais das oscilações dos elétrons deveriam ter as mesmas frequências que aquelas que se observavam às raias dos espectros atômicos. Mas não foi encontrada qualquer configuração para os elétrons de qualquer átomo cujos modos normais tivessem qualquer uma das frequências esperadas.
Modelo do Pudim de Passas
Referências:
DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.NOBELPRIZE.ORG/NOBEL_PRIZES/PHYSICS/LAUREATES/1906/THOMSON-BIO.HTML&PREV=/SEARCH%3FQ%3DJOSEPH%2BJOHN%2BTHOMSON%26HL%3DPT%26BIW%3D1360%26BIH%3D643&SA=X&EI=KLI-UZKED9TH0AHGKYHAAQ&VED=0CDKQ7GEWAG, ACESSO EM: 10/03/2013
DISPONÍVEL EM: HTTP://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/JOSEPH_JOHN_THOMSON, ACESSO EM: 10/03/2013
DISPONÍVEL EM: HTTP://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/MODELO_AT%C3%B4MICO_DE_THOMSON , ACESSO EM: 10/03/2013
DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.UFPEL.TCHE.BR/IFM/HISTFIS/VIDA_T.HTM, ACESSO EM: 10/03/2013
Por: Lucas Ferreira Martins Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário