domingo, 10 de março de 2013

Dimitri Ivanovitch Mendeleev

      

Dimitri Ivanovitch Mendeleev
(1834-1907)


Dimitri Mendeleev foi um químico russo muito famoso. É considerado pela comunidade científica um dos maiores gênios da química. Mendeleev nasceu em Tobolsk, na Sibéria, em 1834. Doutorou-se na Universidade de São Petersburgo, onde começou a lecionar em 1866. 

Mendeleev desenvolveu diversos trabalhos na área de química e física, não se restringindo apenas à periodicidade dos elementos químicos. Alguns dos assuntos de interesse de Mendeleev foram: expansão de líquidos, temperatura crítica de gases, natureza e origem do petróleo, natureza de soluções, recursos naturais da Rússia, etc.

Na parte da periodicidade dos elementos químicos Mendeleev organizou os dados da química inorgânica e começou a colecionar todas as informações sobre os elementos conhecidos na época. Os dados eram anotados em cartões, que eram fixados na parede de seu laboratório e, quando observava alguma semelhança, mudava a posição dos cartões. Com isso, percebeu que diversas propriedades dos átomos não aumentavam de forma contínua com o aumento da massa do mesmo. Foi observado também que quando essas propriedades eram representadas em um gráfico em função do peso atômico, obtinham-se assim curvas periódicas e repetitivas.Tudo isto gerou a tabela periódica, com elementos posicionados horizontalmente, de acordo com as massas atômicas crescentes, e verticalmente, com elementos de propriedades semelhantes. A tabela em sua versão original não era perfeita, por exemplo, havia a inversão entre o Iodo e o Telúrio, e até 1800 apenas 30 elementos eram conhecidos, hoje já são 118.
A lei periódica dos elementos proposta por Mendeleev foi apresentada por ele à comunidade científica em 1869. Tal lei consistia numa relação entre as propriedades dos elementos químicos e o seu peso atômico, como dito anteriormente. E como se não bastasse, Mendeleev deixou posições vazias em sua tabela dedicado aos elementos que eram desconhecidos. 

O que demonstra o quão surpreendente foi o trabalho desenvolvido por Dimitri, é que naquela época muitos elementos naturais, como os gases nobres, não eram conhecidos, assim como a estrutura atômica e os números atômicos que são utilizados na organização dos elementos da tabela atual.



A este brilhante cientista foi dado o nome do elemento de número atômico 101, Mendelévio, o que foi de grande merecimento, pois a Tabela Periódica é o instrumento mais utilizado pelos químicos atuais.


A table showing the periodicity of the properties of many chemical elements, from the 1st English edition of Dmitrii Mendeleev's Principles of Chemistry


Referência:
Dimitri Mendeleev ; Dra.Renata M.S.Celeghini. Disponível em:  http://www.cdcc.usp.br/quimica/galeria/mendeleev.html , Acesso em : 10/03/2013

 Disponível em: http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/alkimia/quim1/trab2.htm  Acesso em: 10/03/2013

Por: Victor Alves Spinelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário