domingo, 3 de março de 2013

Plásticos Biodegradáveis

Por Thatiane C. Dos Santos Rocha

  A biodegradação é um processo natural onde substâncias orgânicas são convertidas por microrganismos a componentes simples, como carbono e nitrogênio, que serão mineralizados e redistribuídos através do ciclo natural.
   Criados para amenizar e resolver os excedentes resíduos plásticos e os problemas ambientes, os plásticos biodegradáveis ou plásticos biológicos sofrem degradação facilmente além de ser ecologicamente correto por  não se acumular no meio ambiente . Segundo Flemming(1998) que não utiliza o termo biodegradação e sim, biodeteriorização de materiais polímeros , esta é causada por microrganismos que colonizam sua superfície, formando biofilmes, que consistem  de microrganismos embebidos em uma matriz de biopolímeros excretados por eles que, em contato com os polímeros causam mudanças estruturais e/ou morfológicas.
  Atualmente muitos institutos de pesquisas e industrias estudam possíveis fontes de matérias primas para produção de polímeros biodegradáveis. Estudos em torno da mamona, cana de açúcar , beterraba ,acido fólico , milho e proteína da soja já se mostram promissores.

 
 
 Em meados dos anos 90, um projeto desenvolvido pelo IPT e pela USP mostrou que derivados da cana de açúcar poderiam ser empregados na produção de plásticos biodegradáveis. As bactérias presentes nos biorreatores produziam polímeros da família dos poli (hodroxialcanoatos) (PHAS) ,estes possuem características semelhantes a dos polímeros derivados do petróleo. O poli(B hidoxibutirato) (PHB) derivado do (PHAS) é semelhante ao polímero polipropileno(PP).
 Em 2003, o grupo de química analítica e tecnologia de polímeros são Carlos da  USP, desenvolveu uma espuma diferente a partir do óleo vegetal da mamona .
Muito abundante no brasil ,O óleo da mamona é um triglicerídeo derivado do acido ricinoléico e é considerado um poli poliéster ,sendo aplicado na medicina  ,devida sua afinidade com o organismo humano , na confecção de peças como próteses e utilizada como cimento ósseo.


 



  Apesar dos inúmeros benefícios e dos resultados positivos, os plásticos biodegradáveis ainda é alvo de estudos e aprimoramentos não sendo equiparado aos convencionais. Apesar de seus feitos no ramo médico , os polímeros  biodegradáveis ainda tem elevados custos que os tradicionais ,m as a conscientização da sociedade sobre os impactos ambientais  e a importância dos plásticos biodegradáveis fará com que as industrias se adequem e o tornem viável no mercado.

 


Referencias

Biodegradação:uma alternativa para minimizar  os impactos decorrentes dos resíduos plásticos, disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a03.pdf >acessado em 16/02/13

polímeros biodegradáveis uma solução parcial para diminuir  a quantidade dos resíduos plásticos Quim. Nova, vol.29,N°.4,2006,disponível em<http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2006/vol29n4/30-DV04397.pdf, acessado em 16/02/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário