quinta-feira, 14 de março de 2013

Linus Pauling

Por Camila Rose B. de Lima


Linus Pauling nasceu em Portland, Estados Unidos, no dia 28 de Fevereiro de 1901. Pauling era filho de Hermann Pauling, um farmacêutico que por condições financeiras, forçou a família a se mudar para diferentes lugares de Oregon. Em 1910 seu pai morreu, e sua mãe Lucy teve criar os filhos sozinha.
  Durante a infância, Linus já mostrava sinais de dedicação aos estudos e interesse pela ciência. O interesse de Linus surgiu, quando ele visitou um laboratório químico de um amigo de seu pai, fazendo com que ele decidisse sua carreira pela ciência.  No ensino médio, Linus continuava com interesse em experiências químicas, buscando materiais de laboratórios em uma fábrica abandonada que existia onde seu avô trabalhou como guarda noturno.
   Apesar de seu grande coeficiente nas ciências, Linus não conseguiu seu diploma do ensino médio, por conta das más notas em História. O diploma só veio a ser entregue, após 45 anos, quando ele já havia ganhado 2 Prêmios Nobel.

Em 1917, se tornou aluno da Universidade Agrícola de Oregon. Enquanto estudava, Linus tinha que trabalhar para ajudar no sustento da família. Trabalhou como distribuidor de leite, lanterninha de cinema e também trabalhou num estaleiro naval. Durante os ulitmos dois anos na universidade, Linus estudou o trabalho de Lewis sobre configuração eletrônica dos átomos e como os átomos se ligavam para formar moléculas. Neste momento, decidiu seguir uma
carreira de investigação, concentrando-se na compreensão da relação da estrutura atómica da matéria com as suas propriedades físicas e químicas, o que o levaria a converter-se num dos pioneiros da química quântica.


   Em 1922 Pauling graduou-se como Bacharelado em Ciências, na área de engenharia de processos. Fez pós-graduação no Instituto de Tecnologia da California em Passadena. Pauling investigou a ultilização da difração de raios- X, na determinação de estrutura dos cristais. Durante os três anos no Instituto de Tecnologia, ele publicou sete artigos. O primeiro deles foi publicado na revista Journal of the American Chemical Society, e tratava a estrutura da molibdenita, MoS2.
    Em 17 de Junho de 1923, Pauling casou-se com Ava Helen Miller, com quem teve três filhos e uma filha. O casal tinha se conhecido na Universidade Agrícola de Oregon, quando Pauling cursava o último ano de estudos. Miller foi aluna de Pauling no curso "Química para estudantes de Economia Doméstica".
   Tendo em vista a conclusão do seu doutorado, Pauling recebeu uma bolsa da Fundação Guggenheim, que lhe permitiu viajar para a Europa, onde estudou sob a orientação de Arnold Sommerfeld em Munique, Niels Bohr em Copenhagen e Erwin Schrödinger em Zurique.
A partir de então, sua vida acadêmica deu um grande salto contribuindo em vários aspectos para a ciência.  Atuou como químico quântico, bioquímico, cristalógrafo, biólogo molecular, e pesquisador na área médica.  Em 1954 ganhou o Prêmio Nobel de Química, por seu trabalho com ligações químicas. Estudou a estrutura das proteínas e cristais, sendo por isso considerado um dos fundadores da biologia molecular. Esteve muito próximo de descobrir a estrutura molecular das hélices de DNA, que foi descoberta em 1953 por Watson e Crick.
    Em 1962 recebeu o segundo Prêmio Nobel, mas desta vez em uma área diferente da química. Por seus protestos e campanha contra os testes nucleares, foi agraciado com o Premio Nobel da Paz. É a única personalidade que recebeu dois prêmios Nobel, em áreas diferentes e não compartilhados.
Dedicou-se aos estudos de vitaminas, especialmente a vitamina C e outros nutrientes, dando origem à medicina ortomolecular, ainda hoje vista como método ortodoxo pela medicina convencional.
Nos seus últimos anos de vida, publicou um trabalho relatando que concentrações significativas de vitamina C podem impedir a duplicação do vírus HIV. Foi um pesquisador ativo até a sua morte, quando atuava como Diretor de Pesquisa no Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, em Palo Alto.
  A contribuição de Linus Pauling para o desenvolvimento científico no século XX é de especial importância. Pauling integrou uma lista com os vinte maiores cientistas de todos os tempos, segundo a revista britânica New Scientist. Pauling é, a par de Albert Einstein, a única personalidade do século XX a aparecer na dita lista.
Linus morreu em Big Sur, no dia 19 de agosto de 1994.




Linus Pauling.   Disponível em : <http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Pauling> Acesso em 10 de março de 2013


Biografia de Linus Pauling. Disponível em : <http://www.tabela.oxigenio.com/paginas_diversas/biografia_linus_pauling.htm> Acesso em 10 de março de 2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário